Berengária




Berengária de Navarra nasceu por volta de 1165, a filha mais velha de Sancho VI 'o Sábio' Rei de Navarra e Sancha de Castela. Ela tinha 3 irmãos, Sancho (futuro rei Sancho VII de Navarra), Fernando e Ramiro, bispo de Pamplona e duas irmãs Constança e Branca de Navarra, que se casaram com o conde Teobaldo III de Champagne.
Berengária foi descrita como tendo cabelos e olhos escuros, "pequena e uma excelente musicista... em todas as coisas, uma consorte adequada para um rei". Ambroise, um menestrel normando contemporâneo, a descreveu como "elegante e prudente".
Ricardo I da Inglaterra, "O Coração de Leão", estava noivo desde a infância de Alys da França, irmã do rei Filipe Augusto. No entanto, o pai de Ricardo, o rei Henrique II, fez de Alys sua amante e, portanto, Ricardo relutou em se casar com ela. A fofoca afirmava que Alys até deu à luz o filho do falecido rei.
A mãe de Ricardo, Eleanor da Aquitânia, a rainha viúva da Inglaterra, escolheu Berengária como futura esposa para seu filho. Um casamento com Berengária era desejável, pois traria um dote que ajudaria Ricardo a financiar a Terceira Cruzada e forneceria proteção para as fronteiras do sul da Aquitânia.
Ricardo era um grande amigo de seu irmão, Sancho, Berengária conheceu Ricardo apenas uma vez antes de seu casamento, em um torneio em Pamplona realizado por seu pai.
A indomável Eleanor da Aquitânia, então com 70 anos, viajou pelos Pirineus para coletar Berengária e escoltá-la até a Sicília, onde deveriam se encontrar com Ricardo. Ao chegar à Sicília, eles se juntaram à irmã de Ricardo, Joana, a rainha viúva da Sicília. Eles esperavam encontrar Ricardo em Messina, mas ele já havia continuado sua jornada para a Terra Santa. Berengária e Eleanor chegaram à Sicília durante a Quaresma e, portanto, o casamento só poderia ocorrer depois da Páscoa.
A viagem para a Terra Santa continuou, mas o navio que transportava Berengária e Joana naufragou na costa de Chipre durante uma violenta tempestade. Os cipriotas sitiaram os sobreviventes ingleses do naufrágio em Limassol. Uma grande quantidade de tesouro, destinada a ser usada na cruzada, foi apropriada por Isaac Comnenus, o imperador de Chipre. Ricardo despachou uma carta para Isaac, que foi arrogantemente ignorada. Indignado, ele liberou toda a força da famosa fúria Plantageneta sobre o desafortunado Isaac. O imperador Cipriano foi derrubado e governadores ingleses foram estabelecidos sobre a ilha, que foi usada como guarnição para a cruzada.
Berengária e Ricardo se casaram em 12 de maio de 1191, na Capela de São Jorge em Limassol, no Chipre. Ela foi coroada Rainha da Inglaterra no mesmo dia pelo Arcebispo de Bordeaux e pelos Bispos de Évreux e Bayonne. Ela viajou para Acre, na Palestina, com Ricardo e o acompanhou na primeira parte da cruzada. Quando Ricardo finalmente concordou com uma trégua com seu inimigo, Saladino, Berengaria trocou a Terra Santa por Poitou na França, Ricardo foi feito prisioneiro em seu caminho de volta à Europa em 1192 pelo duque Leopoldo da Áustria, a quem Ricardo havia insultado gravemente nos estágios iniciais. da cruzada e foi mantido prisioneiro na Alemanha até 1194, quando sua mãe Eleanor providenciou seu resgate.
O casamento de Berengária e Ricardo não gerou filhos. Ricardo provou ser um marido indiferente, mais interessado em sua guerra do que em sua esposa. Dizia-se que ele era homossexual e, embora tivesse pelo menos um filho ilegítimo, Filipe de Cognac. Ao ser solto, ele não fez nenhum esforço para mandar chamar Berengaria, e um padre teria ordenado que ele se reconciliasse com sua esposa. Ricardo recebeu ordens do Papa Celestino III para se reunir com Berengaria e mostrar fidelidade a ela no futuro.
Quando adoeceu e pensou que a morte estava próxima, Ricardo jurou que, se se recuperasse, nunca mais deixaria sua esposa. Ele se recuperou e, fiel ao seu voto, foi para Poitou e se reconciliou com Berengaria. Uma entrada nos registros do Polychronicon - "O rei levou para si sua rainha Berengaria, cuja companhia ele havia negligenciado por muito tempo, embora ela fosse uma dama real, eloquente e bela, e por seu amor se aventurara com ele pelo mundo. " Ele concedeu a ela as receitas provenientes das minas na Cornualha e Devonshire como seu dote. A reconciliação do casal durou pouco e Ricardo, desesperado por herdeiros de sua rainha, acabou nomeando seu irmão mais novo, João, como herdeiro da Inglaterra.
Ricardo Coração de Leão morreu em 6 de abril de 1199 em Chalus em Limoges, de um ferimento de seta de besta infectado por gangrena. Sua mãe estava ao lado de sua cama no final. Sua esposa negligenciada nem mesmo foi convocada, mas ela ficou muito angustiada com a morte dele.
Berengária, embora a rainha viúva nunca tivesse visto a Inglaterra, ela nunca se casou novamente e viveu em Le Mans, no Maine, uma de suas propriedades de dote. O sucessor de Ricardo, seu irmão mais novo, o rei João, confiscou grande parte de sua propriedade e não pagou sua pensão. Ela enviou emissários para reclamar e Leonor da Aquitânia e o Papa Inocêncio III intervieram.
O Papa ameaçou João com um interdito se ele não pagasse, mas ele nunca pagou a maior parte do que era devido a ela, ao morrer, ele ainda devia a Berengária mais de £ 4.000. O filho de João, o rei Henrique III, finalmente pagou muito do que ela devia.
Ela fundou a abadia de L'Épau nos arredores de Le Mans em 1229 e entrou para o convento lá. Berengária morreu em 23 de dezembro de 1230, antes da conclusão da Abadia, e foi enterrada ali de acordo com sua vontade. O monumento de seu túmulo foi movido muitas vezes ao longo dos séculos e ainda há dúvidas sobre a localização exata de seu enterro.
Um esqueleto de uma mulher que morreu na casa dos sessenta anos, que se pensava ser dela, foi descoberto por Pierre Térouanne em 1960 durante a restauração da abadia. Esses restos são preservados sob a efígie de pedra da rainha, que agora está na sala capitular da abadia.
_______
📸Efígie de Bérengária de Navarra, Abadia de Epau
_______
Fonte - Hilton, Lisa (2008). Queens Consort, England's Medieval Queens

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dinastia de Borgonha